Início > Decoração > Aproveite cada espaço de uma casa com a integração de ambientes
Postado no dia 9 outubro, arquivado na categoria Decoração

O mercado imobiliário teve grande valorização nos grandes centros e os espaços para novas construções têm reduzido e com isso a metragem dos imóveis também diminuíram. Atualmente as plantas foram adaptadas para um melhor aproveitamento sustentável do espaço e para atender os tipos de habitações mais modernas.

Casas ou apartamentos muito grandes foram perdendo interesse da população, já que a vida da maioria das pessoas tem sido mais dinâmica e acelerada. Com a escassez de tempo muitas mudanças ocorreram, muitas pessoas optam por morar sozinhas, por exemplo, e desejam aproveitar ao máximo o aconchego do lar. As famílias não são tão grandes, o que não requer um grande investimento em moradias maiores.

E aproveitando o gancho de morar bem em pequenos espaços, o que acontece muito na Europa, a grande tendência da arquitetura é a integração de ambientes. Esse conceito de ambiente aberto é uma ótima opção para quem quer ganhar espaço em uma casa ou apartamento pequenos. Para realizar essa integração não é preciso necessariamente derrubar paredes, esse conceito exige harmonia e muito planejamento.

Existem hoje ideias para a união entre salas e cozinhas e áreas de serviço, mas também há várias possibilidades para a criação de um espaço mais amplo a partir da união de diferentes partes do imóvel. A integração de ambientes pode ser feita apenas utilizando novas mobílias e acessórios, como espelhos, quadros, tapetes, papel de parede e outros.

Não é fácil fazer esse processo em um imóvel alugado, mas também não é impossível. E preciso muito planejamento e antes de tudo, a permissão do locatário. Deixar todas as ideias claras no contrato é o primeiro passo, pois antes de entregar o imóvel ele deve estar como quando foi alugado. O jeito é encontrar soluções básicas para deixar o ambiente com a própria personalidade, aconchegante e acolhedor, sem modificar o imóvel e sem gastar muito.

Há quem imagine que essa união de cômodos é feita somente com a retirada de paredes e não é bem assim, e por isso é possível realizar o processo em uma casa alugada. Os ambientes podem ser integrados visualmente, com o auxílio de áreas com vidros, por exemplo, sem precisar remover a barreira física. O uso de balcões e portas também são alternativas.

Esse novo estilo de ambientes abertos trazem vantagens e desvantagens e muitos aspectos devem ser levados em consideração. Com a integração o morador ganha mais espaço, aumentando assim a área de circulação, a otimização dos espaços e ambientes mais arejados. As desvantagens estão na diminuição da privacidade, caso a casa seja dividida entre duas ou mais pessoas, pouco isolamento visual e falta de isolamento acústico.

Por isso é importante ter um bom planejamento e o auxílio de um bom arquiteto para realizar as mudanças desejadas. Mas há diversas casas para alugar no mercado que foram construídas ou reformadas recentemente que já seguem essa tendência, assim não precisa se preocupar.

Newsletter

Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Maiele Luz – Sonhada Vida

    14 de outubro de 2017

    Oiii Taay! Eu amo integracao de ambientes! Achei o seu post super detalhado e informativo! Beijinhos