Início > Para bloggers > Para bloggers: como buscar as palavras-chaves
Postado no dia 27 julho, arquivado na categoria Para bloggers

O tema dessa semana no quadro de dicas para blogger é como buscar as palavras-chaves corretas. Bom, primeiramente pra vocês entenderem o que eu to falando vou explicar brevemente o que significa isso.

Cada visualização que chega ao nosso blog tem um nome/tipo diferente, ou seja, existem as sociais, as diretas, as orgânicas e as de referência. Mas o que exatamente significa cada uma dessas, você sabe? não? então, vamos lá.

  1. Sociais: elas vêem através da redes sociais, sendo elas, facebook, instagram, twitter, google +, entre outras milhares que existem. Isso acontece quando divulgamos em nossos meios sociais. O google identifica e seleciona qual é o tipo dessa visualização.
  2. Diretas: são as visualizações que as pessoas sabem o nome do seu blog/site e simplesmente digitam no navegador.
  3. Orgânicas: essas visualizações são as que mais gostamos. Porque? pois é um tráfego que vem diretamente do google para o blog. Alguém pesquisa um assunto aleatório e o google busca o seu blog/site e essa pessoa acessa.
  4. Referências: são aquelas que vem de outros blogs/sites. Por exemplo, um blog indicou o outro em um post e o leitor acessou através do seu blog.

Toda visualização é extremamente importante, não importa da onde ela venha, seja dos meios sociais, diretos, orgânicos, tanto faz. Porém, o que eu vou ensinar hoje é como o seu blog pode ficar nas primeiras páginas de buscas do google através das palavras-chaves.

Ressalto que, essa é uma das inúmeras ferramentas que ajudam o seu blog a ficar nas primeiras páginas de buscas, são vários os fatores que contam, como a velocidade do site, a quantidade de palavras existentes na publicação, as imagens já renomeadas com as palavras-chaves, enfim, são diversos itens que fazem com que isso acontece.

#1 – O que é palavra-chave  

A palavra-chave nada mais é do que o foco principal que o seu post vai abordar. Qual é o foco principal desse post? palavra-chave. Quando você decide pesquisar alguma coisa no google, você pesquisa por uma palavra-chave ou algumas delas juntas. Portanto, devo dizer a vocês que a palavra-chave não é necessariamente uma única palavra, podem ser várias delas.

#2 – Qual a importância do planejamento de palavras-chaves

Ter um planejamento de palavras-chaves é uma estratégia de marketing, pois se você cria uma sentença de palavras-chaves relevantes e o google te coloca no topo das pesquisas seu tráfego orgânico irá disparar. Irá disparar sem você fazer praticamente nada naquele momento, pois você já fez que foi escolher o tema, escolher as palavras e fazer o post. O google se encarregou do resto e isso é perfeito.

#3 – Como buscar as palavras-chaves corretas

O próprio google disponibiliza o planejador de palavras-chaves gratuitamente (Keyword Planner). Nesse sistema você pode pesquisar qualquer palavra que ele irá te mostrar uma seleção de palavras que estão sendo pesquisadas, qual o valor delas e qual a sua concorrência.

A minha dica é a seguinte: escolha sempre as palavras-chaves com concorrência baixa, pois a facilidade do seu site estar nas primeiras páginas pode ser muito maior.

Como usar o Keyword Planner

É muito simples utilizar essa ferramenta. Basta você fazer o cadastro através de sua conta do google e começar as buscas por palavras-chaves. Obs.: o sistema é totalmente gratuito, o que é pago é se caso você desejar anunciar.

Logo que você acessar a ferramenta do google adwords você irá observar as opções. Fazer login ou criar uma conta, caso você já tenha conta no google apenas faça seu login. Para acessar o Keyword Planner clique AQUI.

keyword planner blog taay vargas

Após ter feito o login é a hora de encontrar as palavras chaves. No meu caso já está tudo configurado, se caso aparecer alguma coisa diferente pra vocês, vá configurando como acharem melhor, ali no filtro, no idioma, entre outros.

O exemplo abaixo mostra a escolha de duas palavras “batom preto”. Estou afim de postar algo sobre o batom preto e quero dicas de palavras-chaves que estão sendo relevantes no google referente a esse assunto. Escreva a palavra chave desejada e em obter ideias.

keyword planner blog taay vargas 2

Ao clicar em obter ideias irá aparecer sugestões de palavras-chaves relevantes, qual a média de pesquisa, a concorrência e o lance sugerido.

  1. Média de pesquisa: quantas vezes ela é pesquisada no google por mês
  2. Concorrência: média de concorrentes que utilizam aquela palavra
  3. Lance sugerido: valor que os anunciantes pagam pela palavra

keyword planner blog taay vargas 3

Com o botão direito do mouse clique em abrir imagem em uma nova guia para uma melhor visualização.

O ideal é escolher as palavras-chaves de cauda longa, pois se o seu blog/site não possui muita relevância no google somente com as palavras-chaves simples não é suficiente. As palavras-chaves de cauda longa são as sentenças de três ou mais palavras pesquisadas no google.

Mas lembre-se: não vá colocar palavras sem pé nem cabeça no seu post tá, pois além de não ter relevância pro google seus leitores que vem através dos meios sociais, diretos e por referências vão ficar “viajando” sem entender nada e nunca mais voltarão.

Essas são as minhas dicas sobre as tão famosas palavras-chaves do google. Sobre os assuntos mais relevantes do google.  Se caso vocês tiverem alguma dúvida podem me contatar por e-mail (contato@taayvargas.com) que estarei a disposição.

Espero muito que vocês tenham gostado. Bjuxx e até a próxima.

Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Joyce Neves

    27 de julho de 2016

    Taay esse é o melhor post de palavra-chave que eu já li,agora sim consegui entender,ficou muito bom e eu tenho certeza que vai ajudar muita gente. Só fiquei com uma dúvida,o que é palavras-chave de cauda longa,é as que tem mais palavras?

    Beijos
    http://www.joyceneves.com

    • Taay

      29 de julho de 2016

      @Joyce Neves, vc não faz ideia de como fiquei feliz em saber que gostou e que tenha te ajudado. Sim as palavras-chaves de cauda longa são as que possuem mais palavras.
      bjoooox

  2. Pâmela

    27 de julho de 2016

    Excelente post Taay! Confesso que tenho preguicinha de usar o keyword planner *vergonha* kkkk mas agora vou começar a usar mais!

    bjos <3
    http://www.pamelaishioka.com

    • Taay

      29 de julho de 2016

      @Pâmela, aaah fico feliz que tenha gostado. Obrigada. aaah usa mesmo, ele é ótimo. bjuxx

  3. Renata Bastos

    27 de julho de 2016

    Que massa! Não conhecia essa ferramenta ainda.
    curti muito a dica e já vou correndo usar, hehe =d

    bjos =*
    http://www.rebastos.com.br

  4. Bruna Dorneles

    27 de julho de 2016

    Dicas preciosas! Obrigada por compartilhar 😍😘

    https://belezaonduladablog.wordpress.com/

  5. geovana

    27 de julho de 2016

    adorei o post vai me ajudar muito ><

  6. Gabriela Dahmer Coitinho

    27 de julho de 2016

    Ai amiga, eu AMEI a dica! Nem fazia ideia dessa ferramenta do google, amei amei! Já irei começar a utilizar no próximo post.

    Dica mais do que válida. Obrigada!

    Beijos

  7. Brenda

    27 de julho de 2016

    Não conhecia essa ferramenta, simplesmente adoreiiiiii… real! Alias, vc sempre manda dicas incríveis para blogueiras!

    Te convido pra visitar o meu blog:
    Blog: http://dentrodamochila.blogspot.com.br/
    Página do Facebook: https://www.facebook.com/dentrodamochila

    • Taay

      29 de julho de 2016

      @Brenda, aaaah obrigada, fico feliz que goste dos posts de ajuda <3 é uma ótima ferramenta. bjuxx

  8. Vivian

    28 de julho de 2016

    Adorei o post. Não conhecia esta ferramenta e, alem de tudo é extremamente útil para blogueiras que são iniciantes assim como eu!!! 😘

    • Taay

      29 de julho de 2016

      @Vivian, é extremamente útil mesmo, você vai notar diferença depois que começar a utilizar <3 bjux

  9. carla

    30 de julho de 2016

    Amei o post, ajuda muito! Bjss

    • Taay

      30 de julho de 2016

      @carla, aaai fico tão feliz que tenha gostado e te ajudado! bjuxxx

  10. Natália

    7 de agosto de 2016

    Que nem te falei no grupo: é muito fácil de entender e mostra que é algo possível de qualquer pessoa fazer. Teu post é muito bom e a maneira que tu escreve também. Obrigada por esse post maravilhoso. Tô te seguindo. Beijos