Início > Para bloggers > Dicas para aumentar o tráfego do seu blog
Postado no dia 1 junho, arquivado na categoria Para bloggers

Para aumentar o tráfego do seu blog é preciso que a publicação que você levou horas para preparar dispare. Que todos possam clicar nesse artigo, tendo como consequência um grande público sendo direcionado ao restante de seus posts.

Ocorre que, das inúmeras vezes que eu criei uma publicação e achei que esta seria de grande repercussão acabei me decepcionando. É por isso que hoje vou mostrar algumas estratégias que irão facilitar o aumento do tráfego do seu blog.

aumentar o tráfego do seu blog

1 – Conteúdo

Antes de iniciar uma publicação é preciso ter em mente a seguinte questão: “eu compartilharia essa publicação?”. Se sua resposta for não, pense e repense: Porque que você, como leitor de um blog, não compartilharia essa publicação. O que precisaria para ser uma publicação que você compartilharia com seus amigos e familiares? Mas, pense sério! Não pense que compartilharia somente porque é a sua publicação, pois nesse caso você precisa ser o seu próprio leitor.

Se você acha que não compartilharia sua publicação e não sabe como melhorá-la, eu explico isso melhor nessa publicação:

Para bloggers: como fazer um post

Agora, se você parou para pensar e chegou a conclusão de que sim, de que você compartilharia sua publicação sem sombras de dúvidas, vá em frente, pois com toda a certeza você está no caminho certo.

2 – Título envolvente

Vamos refletir nesse tópico. Você está vasculhando a internet a fim de encontrar algum conteúdo que lhe interesse. O que faz você clicar em uma reportagem? Em uma publicação de um blog? Uma matéria de revista? Você não sabe se o artigo é bom, se está bem escrito, mas o título dessa publicação é tão envolvente que faz com que você presuma que toda a publicação vá além das expectativas, ou seja, que condiz exatamente com o título.

O que fez com que você clicasse nesse artigo? Certamente, porque o título dele fez com que automaticamente você presumisse que no mínimo eu estaria dando dicas valiosas, dicas essenciais para aumentar o tráfego do seu blog. No caso, eu realmente estou fornecendo isso.

Ocorre que, inúmeras vezes não é o que acontece. Já cansei de clicar em artigos que o título era extremamente envolvente, mas o conteúdo totalmente “sem graça”. Não faça isso em hipótese alguma. Crie um título envolvente com um conteúdo de extrema qualidade, sempre.

3 – SEO

Segundo o site seomarketing, o SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. Os resultados orgânicos são todas aquelas visitas que são vindas a partir dos motores de busca, o qual irá aumentar o tráfego do seu blog automaticamente, vejamos o exemplo abaixo:

Fiz a pesquisa no google de “como ser organizada no trabalho”. No momento da busca, o google, procurou os sites que estão com um SEO bem otimizado, que em princípio são os que irão me ajudar a ser mais organizada no trabalho.

O SEO vai fazer com que o seu site se posicione melhor nos motores de busca, entretanto, para isso ocorrer é preciso cumprir alguns requisitos na hora de criar uma publicação, sendo eles: encontrar as palavras-chaves, definir o título da publicação, a URL e a descrição, como na imagem acima. Para iniciar o processo de otimização do SEO, leia mais sobre as palavras-chaves.

Como buscar as palavras-chaves

Otimizando o SEO corretamente e utilizando as palavras-chaves ideais certamente a sua publicação fará com que você receba tráfego orgânico e consequentemente poderá o leitor acessar outras publicações e até mesmo voltar ao seu blog em outras ocasiões.

4 – Mídias Sociais

As mídias sociais são essenciais na hora da divulgação do seu trabalho. Não importa se é um blog, se é a venda de um produto, qualquer coisa compartilhada nas mídias sociais poderá ser vista por inúmeras pessoas. Atualmente, onde as pessoas estão conectadas? Certamente, é no facebook, no instagram, no twitter, pinterest, portanto, foque nelas. Invista no seu marketing. Mas, é preciso cuidado para não se tornar “chato” demais.

Analise qual o melhor horário para publicar em suas mídias sociais, qual é o horário que os seus seguidores mais estão online, e caso você não esteja disponível no horário, programe suas postagens. Atualmente, existem alguns sites que facilitam a programação, entre eles estão o Buffer e o Hootsuite que são gratuitos.

As mídias sociais estão sempre a seu favor. Utilizando-as corretamente automaticamente irá aumentar o tráfego do seu blog.

5 – Utilize o google analytics

O google analytics é essencial para entender o perfil do leitor. Com ele você vai descobrir qual publicação possui mais engajamento. Irá observar de onde os leitores estão vindo, se são através das mídias sociais, tráfego orgânico, link direto ou por referência.

O analytics fornece ainda, informações como: a quantidade de visualizações diárias, as visualizações em tempo real, qual a porcentagem de novos visitantes, a taxa de rejeição e muito mais.

A partir do momento que você passa a analisar o seu público e descobre o que ele mais tem interesse, faz com que você foque exatamente nisso. Entender o público é fundamental para aumentar o tráfego do seu blog.

Se você deseja saber mais informações sobre o analytics deixa aqui nos comentários que faço uma publicação especial.

O conteúdo, título envolvente, SEO, mídias sociais e analytics são os principais fatores para aumentar o tráfego do seu blog. Foque nisso e você terá resultados surpreendentes.

Essas foram algumas dicas super simples de como aumentar o tráfego do seu blog. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou tenha sugestões para as próximas publicações deixe aqui nos comentários. Caso prefira, entre em contato por e-mail: contato@taayvargas.com

Não deixe de acessar:

3 dicas essenciais para ter um blog bem sucedido

Espero muito que vocês tenham gostado.

Bjuxx e até a próxima!

Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Tathyana Sayury

    1 de junho de 2017

    Amei o post,dicas valiosa! Beijos.

    http://www.tathyanasayury.com

  2. Gabriela Dahmer Coitinho

    1 de junho de 2017

    Eu queria muito conseguir entender mais de SEO, é o que mais me falta no momento. As demais dicas, aos poucos eu tenho pegado e desde que comecei vi uma melhoria no trafego.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

  3. Mayara Vieira

    2 de junho de 2017

    Olá, ótimas dicas. Adorei! Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

  4. Lívia Alli

    2 de junho de 2017

    mt boas dicas, tbm queria mt entender mais de SEO, mas posts como o seu com certeza ajudam mt

  5. Dayane Rodrigues

    2 de junho de 2017

    Adorei as dicas, estou me empenhando mais nas técnicas em SEO e tenho obtido ótimos resultados 😀 Parabéns pelo post!

    http://www.manequim-alternativo.com

  6. Segredos da Juh Costa

    2 de junho de 2017

    Adorei as dicas, com toda certeza irão me ajudar muito.
    Tinha algumas dúvidas a respeito e o post tirou todas.
    Obrigada amore!

    http://www.segredosdajuhcosta.com