Início > Decoração > 10 ideias para reutilizar objetos na decoração
Postado no dia 28 setembro, arquivado na categoria Decoração

Não é de hoje que a reutilização de objetos velhos vem sendo praticada. A novidade está nos motivos que nos levam a fazer uso de coisas que geralmente vão para o lixo. A cada dia a sustentabilidade vem crescendo no mundo e trazendo à consciência sobre a importância da reciclagem. E para você ficar por dentro de como é surpreendente o que podemos fazer com a reutilização vamos listar 10 elementos que podem trazer muito charme e elegância para sua casa.

REUTILIZAR OBJETOS NA DECORAÇÃO

Uma escada velha de madeira nunca serviu para nada. Até agora! Realizando um trabalho de restauração, e sem gastar muito, você consegue transformá-la em uma estante incrível. Complete com alguns itens como tábuas, cestos e um cabo de vassoura, também tratado, e você terá um cabideiro acoplado a um porta toalhas, um revisteiro ou qualquer coisa que você quiser.

REUTILIZAR OBJETOS NA DECORAÇÃO

A bicicleta ficou pequena ou já está tão velha que não serve mais para aquelas pedaladas da manhã? Item perfeito para uma decoração lindíssima. Limpe, passe um esmalte anti-ferrugem e “bora” colocar na parede. Outra dica é usar as rodas para base de uma mesa ou o guidom para um cabideiro cheio de atitude.

Quantas vezes nos deparamos com aquelas caixas de hortifrúti em feiras livres e que não dávamos a menor atenção, não é mesmo? Elas são perfeitas para criar mesas, nichos, estantes, prateleiras, organizadores… enfim, são muitas as utilizações para este objeto anteriormente tão ignorado. Depois de uma bela revitalização a caixa recebe rodinhas e pronto! Você tem uma linda mesinha de canto para sua sala de estar.

REUTILIZAR OBJETOS NA DECORAÇÃO

Outra opção sensacional é a utilização de paletes. Por serem feitos de uma madeira muito versátil eles podem receber diversos tipos de tratamento. Você consegue montar camas e cabeceiras fantásticas e deixar seu quarto com uma decoração super moderna. Outra ideia genial é empilhar estas peças criando um armário para o seu banheiro. O cômodo fica aconchegante e sustentável, além de muito barato se comparado a um móvel feito sob medida ou adquirido em lojas de móveis.

Se você é uma pessoa criativa então viaje fundo no mundo da restauração e crie novas peças usando cadeiras que foram deterioradas por cupins ou poltronas destruídas. O que não falta é gente fazendo tutorial sobre a recuperação de objetos velhos que são transformados em peças de dar inveja. Mas se não é o seu caso, existem pessoas especializadas que trabalham como restauradores. Vale a pena conferir.

REUTILIZAR OBJETOS NA DECORAÇÃO

Mais uma dica genial. Aproveite aquela porta que está sem serventia e faça um espelho decorativo. Limpe a madeira, lixe, passe verniz, pinte ou deixe ao natural. A peça fica linda e muito estilosa. Uma tendência forte é a porta granjeiro que se não for encontrada pronta é possível fabricá-la utilizando partes de modelos mais velhos. Um bom profissional pode te auxiliar com este projeto.

Blocos de concreto estão espalhados em vários projetos no mundo da decoração sustentável. São reaproveitáveis e você pode conseguir algumas unidades em uma obra perto da sua casa, ou mesmo comprar em lojas de materiais para construção. Não tem segredo nenhum. É só empilhar e você tem a estrutura de uma mesa. Fica lindo. Você ainda pode montar um rack para sua TV ou uma estante suntuosa. Depois é só dar os toques finais com tampo de vidro ou madeira.

As ideias são muitas e a criatividade não tem limites. O leve toque industrial do tambor fica perfeito. Depois de muito bem limpos eles podem receber tinta na cor que mais combinar com sua decoração. Além disso você pode colocar marcas, logos, dizeres… enfim, você tem uma infinidade de opções para transformar uma simples mesa em um móvel diferente e moderno. Sem gastar muito.

REUTILIZAR OBJETOS NA DECORAÇÃO

E completando os dez elementos vamos falar das bobinas de madeira. O tratamento é sempre o mesmo. É preciso limpar, lixar e depois envernizar ou pintar. Você escolhe. O fato é que este objeto, que você encontra em diversos tamanhos, pode se transformar em mesas que decoram sua casa com muito estilo. Mesinha de centro ou de cabeceira, mesa para sua varanda ou até mesmo para a sala de jantar. Ficam lindas e, de novo, sustentáveis.

O que você achou destas dicas sobre a reutilização de objetos para a decoração de sua casa? Conte para nós.

Essa publicação possui colaboração de Habitissimo

Newsletter


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.