Início > Decoração > Como decorar um estúdio de música
Postado no dia 24 outubro, arquivado na categoria Decoração

Trabalhar com música é algo que requer muita inspiração, inclusive no que diz respeito ao ambiente. No entanto, é comum que produtoras e gravadoras esqueçam de um detalhe importante nos estúdios de música: a decoração.

Com um ambiente bem decorado, as demandas fluem com mais naturalidade. E, para ajudar a impulsionar a inspiração em sua rotina musical, separamos algumas dicas sobre como decorar um estúdio de música. Acompanhe!

Como decorar um estúdio de música: primeiros passos

Primeiramente, antes de sair decorando o estúdio de música, é importante colocar no papel algumas referências importantes que você possui do mundo musical. Todas elas vão servir para definir um padrão de decoração ou, ainda, integrar parte dos objetos decorativos.

Além disso, avalie o espaço disponível e tente imaginar quais mudanças e incrementações podem ser feitas no ambiente do estúdio musical. Aqui vão algumas dicas sobre essa etapa:

  1. Avalie o espaço total do estúdio, porque é importante não deixar o ambiente muito apertado;
  2. Verifique os espaços vazios disponíveis no chão e nas paredes;
  3. Avalie a possibilidade de alteração nas cores já aplicadas, lembrando que o mix entre cores mais claras e mais escuras podem criar percepções diferentes de cores e de espaço;
  4. Verifique o quanto de espaço você precisa para os seus equipamentos e se existe alguma maneira de otimizar o uso desses espaços;
  5. Por fim, crie uma lista com referências, gostos e objetos que podem ser aplicados à decoração.

Agora que você já compreendeu toda a estrutura do estúdio e as possibilidades de mudança, é hora de decorar!

Instrumentos musicais como ornamentação

É comum que um estúdio de música tenha instrumentos diversos que são utilizados com pouca frequência. Por isso, vale a pena utilizá-los como parte da decoração. Você pode dispor instrumentos de corda, como violões e guitarras, na parede, com a ajuda de suportes adequados. Além de bonito, ainda facilita o acesso aos instrumentos e reduz a ocupação de espaços no chão.

Como decorar um estúdio de música

Suas inspirações podem virar pôsteres e quadros

Se você busca opções de como decorar um estúdio de música sem gastar muito, os quadrinhos são uma ótima solução. Você pode transformar bandas e artistas que te inspiram em pôsteres e quadros, criando uma galeria cheia de personalidade! Os quadros podem ser posicionados lado a lado em uma parede em destaque ou espalhados por todo o estúdio.

Cores e iluminação em destaque

Escolha uma parede que pode receber uma cor ou textura diferente. Isso fará com que o ambiente fique mais aconchegante, sem exageros. É comum que nos estúdios de música os tons mais fechados ganhem preferência, como tons de cinza e tons terrosos.

Além disso, para decorar um estúdio de música, uma iluminação bem pensada faz toda a diferença. A luz é capaz de ampliar espaços, torná-los mais receptivos e mais agradável para uma jornada longa de trabalho no estúdio de gravação.

Outros componentes musicais como decoração

Para não perder a essência de um estúdio de música, a principal dica é considerar todos os equipamentos e componentes como partes importantes da decoração. Assim, você pode:

  • Aproveitar fios e plugues como decoração ao pendurá-los organizadamente na parede;
  • Criar um cantinho especial com itens como amplificador e caixas de som;
  • Valorizar a área da mesa de som adicionando também outros objetos decorativos.

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades na hora de decorar um estúdio de música. Portanto, a dica final é sempre apostar na criatividade pessoal e improvisar com o que for possível. O que você achou das nossas dicas? Deixe um comentário compartilhando suas ideias!

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários ou se preferir nos envie um e-mail através do formulário de contato.

Newsletter


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.