Início > Blogosfera > 08 itens que você precisa saber antes de criar um blog
Postado no dia 28 fevereiro, arquivado na categoria Blogosfera

Logo que iniciei o meu blog e algumas marcas me notaram uma das frases que mais escutei foi “preciso ter um blog também”. E, embora esse não seja um bom motivo para criar um blog em 2019, é preciso ter em mente alguns itens importantes sobre iniciar um blog e fazê-lo dar certo.

Eu criei o blog porque sempre gostei de escrever, de acompanhar outros blogs e ensinar para as pessoas o que eu aprendia. E é por isso que hoje o meu blog se tornou uma plataforma para pessoas que pretendem ter o seu próprio negócio e querem se tornar empreendedoras.

É por isso que hoje estou contando quais são os 08 itens que você precisa saber antes de criar um blog.

1. O que fazer com um blog

Blog é a simplificação do termo weblog, ou seja, a junção das palavras “web” e “log”. Web significa a rede da internet e log é o registro de atividades. Desta forma, se pode dizer que uma definição precisa de blog é “diário online”.

Apesar da definição de blog ser “diário online” você não pode simplesmente escrever sobre a sua vida pessoal, a não ser que você seja uma pessoa famosa, caso contrário ninguém vai se interessar.

O blog precisa ser algo que as pessoas queiram ler. É necessário observar o que está em alta e o que as pessoas buscam saber. Mas, cuidado, pois você precisa escrever sobre algo do seu interesse e, principalmente, conhecimento.

 

As pessoas leem blogs porque querem aprender algo que seja possível aplicar nas suas vidas.

Para saber o que escrever você precisa analisar:

  • Se você é apaixonada por algum assunto específico;
  • Se não souber sobre qual assunto abordar, considere:
            1) o que você gosta de fazer
            2) o que as pessoas estão procurando saber

O seu trabalho com o blog é encontrar quem você quer ajudar (seu público-alvo) e saber o que, exatamente, essas pessoas precisam.

Blogar é agregar valor e ajudar pessoas. Escolha algo pelo qual você queira ajudar as pessoas.

2) Qual será o nome do seu blog

O nome do blog é algo que prende a maioria das pessoas, principalmente para aquelas que procuram um nome que seja impactante. Mas, lembre-se que o nome do seu blog precisa ser algo que tenha a ver com você ou com o assunto do seu blog.

Não se prenda muito tempo na escolha do nome e se vier uma ideia em mente abrace-a imediatamente.

Algumas dicas que podem ajudar a você escolher o nome do seu blog:

  • Seu nome pessoal (como o meu);
  • Um nome que sugere o que o seu blog aborda;
  • Pesquise blogs semelhantes ao seu nicho e veja quais são os seus nomes;

Embora o nome de um blog seja importante, ele não determinará sucesso, portanto, não se preocupe muito com isso.

3) Qual o seu objetivo final com o blog

É fundamental que você tenha um objetivo com o blog, ou seja, aonde você quer chegar com o seu blog.

  • Tornar-se um influenciador?
  • Compartilhar sua história de vida?
  • Ganhar dinheiro?

Tendo em mente qual é o objetivo final do seu blog, você conseguirá facilmente delimitar quais serão as estratégias necessárias para alcançar tal objetivo.

Quando iniciei o blog queria me tornar uma influenciadora, ser popular. Hoje, a minha meta com o blog é rentabilidade, ou seja, ganhar dinheiro. É claro que ser influenciador e ganhar dinheiro com o blog, embora possuam estratégias distintas, caminham lado a lado.

Além disso, é importante ter o objetivo final do seu blog bem delimitado desde a sua criação, pois a probabilidade de sucesso é muito maior e acontecerá muito mais rápido.

4. O medo de começar

É evidente que o medo está presente no início de qualquer coisa. Se você for fazer um bolo pela primeira vez vai ter medo que ele possa não dar certo. Se você for criar um blog não vai ser diferente, pois você vai ter medo que as pessoas não acessem ou achem a coisa mais idiota do mundo.

Isso é natural, não se preocupe. Inclusive, tem um post aqui no blog sobre como superar o medo do fracasso que pode te ajudar a enfrentar isso.

A questão é: vá, e se der medo, vá com medo mesmo. Então, se você quer, mas tem medo de começar um blog, você deve iniciá-lo de qualquer maneira.

5. A incerteza de não saber se será um sucesso

É impossível saber o que vai acontecer no futuro e da mesma forma é com um blog. Quando criei meu blog não tinha a mínima noção de que hoje eu poderia ganhar dinheiro com ele. É claro que, na época que eu o criei, essas coisas nem eram de fácil acesso. Hoje já é fácil de perceber que você pode sim ganhar dinheiro com o blog.

O que eu quero dizer é que: colhemos o que plantamos. Se você se comprometer 100% para que seu blog seja um sucesso é bem provável que você encontrará o caminho do sucesso.

Provavelmente você vai ter falhas no decorrer do percurso, afinal, ninguém é perfeito. Contudo, as falhas não serão sinônimos de fracasso, mas sim de novos desafios e aprendizados.

É importante ter em mente que: você não pode obter os resultados primeiro, pois primeiro você precisa acreditar e então obterá os resultados.

Criar um blog

6. Investimento financeiro

Dificilmente você vai conseguir iniciar um blog sem fazer qualquer investimento financeiro. Não quero desmotivá-lo, mas essa é a realidade se você deseja o item anterior – sucesso.

Você pode ter um blog gratuito, mas as pessoas não o levarão muito a sério, pois o nome do seu blog já irá sugerir que se trata de um blog gratuito.

Exemplos de como seria meu blog sem domínio próprio e hospedagem:

  • taayvargas.blogspot.com
  • taayvargas.wordpress.com

No início você precisará investir seu dinheiro para que as pessoas o levem a sério e acessem o seu blog. Além disso, se o seu objetivo é ganhar dinheiro blogando, vale a pena investir desde o início, pois você construirá seu blog muito mais rápido.

Eu já investi muito dinheiro aqui no blog e graças a todos esses investimentos ele se tornou uma fonte de renda.

Exemplos de investimentos necessários para fazer no seu blog:

  • Domínio próprio;
  • Hospedagem;
  • Design do site;
  • Ferramentas de automação;
  • Cursos.

Leia mais:


No início você só irá investir, mas esses investimentos cumulados com dedicação tornarão o seu blog rentável.

Criar um blog 2019

7. Como levar as pessoas até seu blog

Se você apenas quer começar um blog e não tem muita noção a respeito, o que você vai ler agora vai parecer um pouco assustador. As pessoas não irão encontrar o seu blog sozinhas.

Lembra que falei lá no item 3 sobre as estratégias para alcançar seu objetivo? Você precisa mostrar o seu blog para as pessoas. Como você vai fazer isso? Através do marketing digital.

Você precisa aprender a direcionar o tráfego para o seu blog. Se você pesquisar no Google “marketing digital” já irá ter uma noção sobre o que eu estou falando. Sugiro, também, que você dê uma lida nesse artigo que aborda as 10 formas eficientes de divulgar, gerar tráfego e atrair visitas. Apenas com ele você já conseguirá entender como levar as pessoas até seu blog.

Se você é um blogueiro iniciante saiba que há muitas coisas que se pode fazer para direcionar o tráfego para o seu blog e você precisa se concentrar nisso, pois é fundamental que as pessoas acessem o seu blog, afinal de contas, foi para isso que você o criou.

8. Qual será o tempo investido

Não pense você que eu levei 1 hora para escrever essa publicação, pois foram horas e horas. Além disso, ter um blog não é somente o tempo que você gasta escrevendo, é muito mais que isso. Não é brincadeira.

Se você pensa em ter um blog já esteja preparado para dedicar muito tempo dos seus dias nele. É necessário pesquisa, leitura, criação de conteúdo, criação de imagens para os posts, criação de postagem para as redes sociais, divulgação, edição, revisão, etc. Cansou? Pois é. Quem foi que disse que ter um blog é fácil? É, eu sei, inúmeras pessoas falam isso diariamente, mas demanda tempo como qualquer outro trabalho, se não mais.

É preciso estar ciente de que o tempo que você se dedica e os resultados obtidos caminham lado a lado. Sendo assim, quanto maior o objetivo final do seu blog, maior será o tempo que você precisará blogando.

 

Quanto menos tempo você investir em seu blog, menos chances dele ser um negócio de sucesso.

Criar um blog

Resumindo

Para criar um blog é fundamental que você tenha as 08 etapas bem delimitadas.

  1. Nicho do seu blog;
  2. O nome;
  3. Objetivo final;
  4. Que o medo é inevitável;
  5. Que é preciso comprometimento para o sucesso;
  6. Investimento financeiro;
  7. Como direcionar o tráfego para o seu blog;
  8. Tempo.

Tenho certeza que se você estava perdido sobre iniciar um blog agora já não está mais. Não é tão difícil assim, não é mesmo? Me conte como como está sendo sua experiência.

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários ou se preferir nos envie um e-mail através do formulário de contato.

Newsletter


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.