Início > Decoração > EPS: Vantagem e desvantagem
Postado no dia 27 fevereiro, arquivado na categoria Decoração

Painel de EPS, ou painel térmico, é um tipo de revestimento indicado para construções que precisam de proteção térmica. Ele é feito com poliestireno expandido (EPS) e é mais conhecido pelo seu uso em câmaras frigoríficas e outros locais de armazenamento que precisam ficar refrigerados.

Utilizar o painel de EPS pode trazer diversas vantagens em uma obra, mas também algumas desvantagens. Veja alguns exemplos abaixo:

Desvantagens do painel de EPS

A principal desvantagem de utilizar um painel térmico em sua construção é que, na verdade, talvez você não possa: o Corpo de Bombeiros restringe o uso desses painéis para casos específicos porque, quando o núcleo do painel de EPS é exposto a temperaturas acima de 80°, ele começa a se degradar e pode causar incêndios, além de afetar a estabilidade da construção.

Por isso, nas construções que utilizam esse material, é recomendado fazer uma blindagem dos sistemas elétricos para evitar qualquer tipo de contato.

Vantagens do painel de EPS

Utilizar o painel térmico em sua construção não traz apenas desvantagens: na verdade, as vantagens são mais chamativas, já que cobrem diversos fatores importantes para uma obra. A mais clara de todas é que o painel de EPS traz isolamento térmico para sua obra, garantindo que tudo permanecerá na temperatura necessária.

Por ser um isolante térmico, esse material também ajuda a economizar em energia elétrica. Além disso, ele também é um isolante acústico ocasional, apesar de não ser o material mais recomendado nesse caso.

Por último, a praticidade desses painéis também chama a atenção: eles são muito fáceis de montar e desmontar, dependendo apenas de encaixe, o que exige menos dos colaboradores que estão trabalhando na obra.

O painel de EPS pode ser de grande ajuda para quem está trabalhando em uma construção que exija isolamento térmico. Siga as instruções do Corpo de Bombeiros e aproveite o melhor que esse material pode oferecer!

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários ou se preferir nos envie um e-mail através do formulário de contato.

Newsletter


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.