Início > Lifestyle > O que é o Planejamento Sucessório?
Postado no dia 11 abril, arquivado na categoria Lifestyle

A maioria das pessoas não gosta de pensar em situações extremas, como a morte, quando lidam com seus patrimônios. Porém, planejar o que acontece com seus bens quando você se for pode fazer toda a diferença para você e sua família.

Entenda o planejamento sucessório

Planejamento sucessório, também chamado de planejamento patrimonial, é uma forma legal de registrar como será feita a transferência dos seus bens após seu falecimento. Ele é válido para todos os tipos de bens que você adquiriu ao longo da vida, podendo ser uma casa, uma empresa, uma quantia em ações, etc.

De acordo com a legislação do Brasil, o planejamento sucessório deve ter em vista que esses direitos se dividem entre herança legítima e quota disponível. A herança legítima se refere a 50% do valor de todo seu patrimônio, e ela é destinada aos seus herdeiros necessários: descendentes, ascendentes e cônjuges, de acordo com o tipo de regime matrimonial.

A quota disponível é a parte com a qual você pode fazer seu planejamento patrimonial, porque você pode decidir livremente para quem ela vai – desde pessoas a instituições de caridade, por exemplo.

Por que fazer o planejamento sucessório?

Fazer seu planejamento patrimonial vai muito além de garantir que seus bens sejam distribuídos para as pessoas certas: ele evita que as pessoas que você ama tenham que passar por processos longos e custosos em uma situação triste e desagradável para lidar com seus bens.

Ele também evita que seus patrimônios sejam taxados pelo Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, que está para ser elevado para 27,5% do patrimônio – ou seja, nesse caso, ¼ dos seus bens seriam destinados ao estado.

Mas o motivo principal para fazer um planejamento sucessório é garantir a segurança e bem-estar de tudo o que você conquistou – tanto em questões de bens quanto em questões pessoais.

Fazendo esse planejamento, o patrimônio que você construiu com tanto esforço estará nas melhores mãos possíveis: aquelas em que você confia e ama.

Newsletter


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.