Início > Lifestyle > Por que se prevenir ao câncer de mama não apenas em outubro?
Postado no dia 18 janeiro, arquivado na categoria Lifestyle

O mês de outubro é o mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama. A gente vê muitas discussões sobre o assunto na imprensa e parece que as mulheres mostram-se mais conscientes, e isso é importantíssimo. Mas, a prevenção deve ser o ano todo e a gente explica por que e quando a mulher deve procurar por uma clínica de mastologia.

Entenda o trabalho do mastologista

O médico mastologista é o especialista em doenças das glândulas mamárias. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é apenas as mulheres com diagnóstico de câncer que precisam se consultar com o mastologista. Toda mulher deve buscar orientação desse profissional assim que detectar qualquer anormalidade nos seios.

Quando a mulher deve ir à uma clínica de mastologia?

Assim que a mulher identificar anormalidades nos seios. Os sinais que indicam a necessidade de consultar o mastologista são:

  • Dor;
  • Aumento no volume das mamas fora do período menstrual;
  • Secreção saindo dos mamilos;
  • Vermelhidão;
  • Inversão nos mamilos;
  • Descamação nos mamilos;
  • Nódulos.

Se a mulher não apresentar nenhum desses sintomas, a idade da primeira consulta com mastologista é aos 35 anos. No entanto, mulheres com histórico de câncer na família devem começar a se consultar com o mastologista 10 anos antes da idade que foi diagnosticado o câncer na mulher, por exemplo: se sua mãe teve câncer com 40 anos, você deve procurar o mastologista com 30 anos.

Mulheres que começaram a menstruar antes dos 12 anos ou com primeira menstruação aos 16 anos também devem procurar orientação desse profissional antes dos 35 anos, conforme orientação do seu ginecologista.

Por que a prevenção do câncer de mama deve ser o ano todo?

A prevenção do câncer de mama envolve o autoexame das mamas 7 dias após o começo da menstruação. Mulheres que na menopausa também devem fazer o procedimento uma vez por mês. A mamografia anual a partir dos 35 anos, ou antes, em caso de histórico de câncer de mama também faz parte da rotina de prevenção.

A chance de cura do câncer de mama é de 95% se o diagnóstico for precoce. Por isto, a prevenção é importantíssima e não deve ser limitada a apenas ao Outubro Rosa. Continue aqui para descobrir como escolher um mastologista em São Paulo.

Qual a melhor clínica de mastologia em São Paulo para você?

Com tanta oferta, o melhor mastologista em São Paulo é aquele que seja perto da sua casa ou trabalho e que tenha a melhor equipe de profissionais e as melhores ferramentas para diagnóstico. O atendimento humanizado também é importantíssimo para acolher medos e dúvidas das pacientes. Visite nosso site para entender por que somos uma clínica de mastologia em São Paulo diferenciada.

Newsletter


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.