Início > Blogosfera > Saiba como escrever um post de qualidade e dobre o seu tráfego mensal

Escrever uma publicação não é tarefa fácil. Quantas vezes você já sentou em frente ao computador com uma ideia em mente e não soube por onde começar?

O principal requisito de uma publicação bem feita é a CONFIANÇA, ou seja, a publicação precisar passar confiança para quem está lendo e isso necessariamente precisa acontecer logo nos primeiros parágrafos.

“Um dos maiores erros que você pode cometer como blogueiro é blogar sem ter em mente o seu público e o seu objetivo.”

Nessa publicação você vai conhecer algumas dicas essenciais de como escrever um post de qualidade e conquistar muitos leitores

Saiba como escrever um post de qualidade

Organização

Antes de mais nada é necessário organização. Desde junho/julho de 2018 reduzi absurdamente o número de publicações aqui do blog, apenas mantive as publicações patrocinadas, pois foram elas que fizeram com que o blog ainda tivesse conteúdo e consequentemente me trouxesse uma renda no final do mês.

Reduzi as publicação não por falta de organização, mas porque precisava me dedicar ao TCC e ao final da graduação. Quando finalmente acabou tudo e tive a certeza de que era o momento certo de voltar já comecei a organizar o meu cronograma, organizei um calendário editorial e defini inúmeras publicações com apenas um objetivo: ajudar blogueiros a conquistar uma renda no final de cada mês com o seu blog.

“Se eu consegui receber um salário no final do mês mesmo com praticamente toda a produção de conteúdo do blog reduzida, você também pode.”

A falta de organização é visivelmente notada nos blogs e por isso é preciso cuidado. O sucesso do blog está na organização e no planejamento, e o calendário editorial é um forte aliado quando o assunto é esse.

  • Calendário editorial: é um documento que inclui toda a sua programação estratégica de conteúdos. É no calendário editorial que você organiza as datas que serão postadas cada publicação, possibilita que você interligue uma publicação nova com a anterior, possibilita que você otimize seu tempo e gere novas ideias.

Crie um título atraente

O título da sua publicação não será visto apenas em seu blog, mas sim nos mecanismos de pesquisa e nas mídias sociais. É preciso ter em mente que ao criar uma publicação você deseja 2 itens essenciais:

  • Ajudar alguém
  • Alcançar mais pessoas

Para que esses dois itens sejam alcançados com sucesso é fundamental que as pessoas se atraiam com a sua publicação e isso só vai acontecer a partir da sua chamada, ou seja, o título do seu post.

Qual título você leria?

  1. Saiba como eu aumentei o tráfego do meu blog
  2. Saiba como eu dobrei o tráfego do meu blog em apenas 30 dias

Títulos atraentes são aqueles que além de responderem o que o leitor procura, vão além.

Pesquise antes de escrever

Quando você monta seu calendário editorial e cria seu título atraente é hora do item que eu considero o principal: a pesquisa.

Mesmo que você domine o assunto que vá escrever a pesquisa precisa ser sua forte aliada, afinal de contas você quer ajudar alguém. Para ajudar alguém é necessário demonstrar convicção e isso só vai acontecer quando:

  • Você dominar o assunto
  • Você demonstrar soluções

É necessário ficar atento no que as pessoas estão falando acerca daquele assunto. Busque as dúvidas dos leitores e responda na sua publicação, quanto mais informações você trouxer para o corpo do texto, melhor serão as chances daquela pessoa continuar navegando nas suas outras publicações.

Não precise escrever tudo em uma publicação só e misturar os assuntos (lembre-se da organização), mas traga exemplos, demonstre que você possui convicção sobre o que está escrevendo.

Use imagens atraentes em sua publicação

Somos uma sociedade visual e as pessoas gostam de ver imagens, portanto inclua imagens em suas publicações.

Adicione em cada post uma imagem que possa ser fixa, pois atualmente o pinterest está sendo uma das maiores fontes de tráfego e você precisa utilizar a sua imagem e o seu título para atrair mais leitores para o seu blog.

As imagens também ajudam a tornar sua postagem mais fácil de ler e dividem o conteúdo.

Muitas pessoas presumem que todas as imagens que são encontradas na internet podem ser usadas, mas tome cuidado e procure sempre imagens sem direitos autorais.

Tenha sempre em mente que as imagens são protegidas por direitos autorais e, a menos que você tenha permissão para usar a imagem, ela não deve ser usada em seu blog.

Confira alguns sites que disponibilizam imagens gratuitas:

Otimize para os mecanismos de busca

Para garantir que a sua postagem seja classificada corretamente nos mecanismos de pesquisa, é importante que você verifique o preenchimento dos campos de título e descrição da postagem.

Eu utilizo o plugin YoastSEO para inserir de forma rápida as informações necessárias (título, descrição e palavra-chave) em cada post.

Quando preenchido com palavras-chaves adequadas, os mecanismos de pesquisa são informados sobre o que é a sua postagem.

Link para posts antigos

Nunca publique uma postagem, compartilhe-a algumas vezes e esqueça-a. Sempre que possível, você deve colocar links para o seu conteúdo antigo, dentro do seu conteúdo novo.

Vincular as postagens mais antigas permite que você elabore um ponto rapidamente e direciona o tráfego para seu conteúdo antigo e aumenta suas visualizações de página.

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários ou se preferir nos envie um e-mail através do formulário de contato.
Newsletter


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


  1. Simone Benvindo

    21 de janeiro de 2019

    Nossa eu amei as dicas, me ajudou bastante, obrigada

  2. Kimberly

    21 de janeiro de 2019

    Oi Tay, tudo? Antes de tudo preciso dizer: amei seu blog, desde a cartela de cores, ao layout e inclusive o post <3 Foi super útil, com dicas que sempre vale a pena ler, reler e lembrar.
    Beijão

    http://www.itskimby.com

  3. Betânia Duarte

    23 de janeiro de 2019

    Adorei demais. Vou começar agora mesmo a utilizar essa técnica de sempre passar confiança do que quero dizer. Muito boas as dicas :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo