O que fazer em Praia Grande/SC - Capital dos Cânios – Taay Vargas - Viajar - Taay Vargas
O que fazer em Praia Grande/SC – Capital dos Cânios

NEWSLETTER Deixe seu melhor e-mail para receber nossas novidades!

O que fazer em Praia Grande/SC – Capital dos Cânios
Viajar 7 de abril de 2021

O que fazer em Praia Grande/SC – Capital dos Cânios

Praia Grande é uma cidade pequena do estado de Santa Catarina, mas que possui belezas gigantescas. Fica localizada a cerca de 220km de Porto Alegre/RS. Conhecida como a cidade dos cânions, Praia Grande é um destino imperdível para os amantes de trilhas e de paisagens de tirarem o fôlego.

A cidade de Praia Grande é cercada pelos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serras e do Parque Nacional da Serra Geral. Além disso, do seu lado leste está o litoral de Torres, no Rio Grande do Sul.

O que fazer em Praia Grande/SC?

São diversos passeios pelos cânions com trilhas leves e difíceis, passeios de quadricíclos, cavalgadas, passeio de balão, etc. Já fui duas vezes para Praia Grande/SC e não consegui fazer nem metade das atividades que têm por lá. Mas, claro que se você pegar um final de semana inteiro para fazer os passeios, consegue aproveitar muito bem.

Nós não fizemos tudo ainda porque temos casa lá e estamos aproveitando para fazer os passeios e trilhas aos poucos e com calma. No último final de semana, o tempo estava maravilhoso e conseguimos aproveitar bastante.

Essa é a vista incrível da varanda da casa dos meus pais

1. Cânion Itaimbezinho

O acesso ao cânion pode ser feito tanto pelo Rio Grande do Sul, cidade de Cambará do Sul ou pelo lado catarinense, a cidade de Praia Grande. O cânion Itaimbezinho fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra no município gaúcho de Cambará do Sul.

Uma curiosidade super interessante é que os paredões de pedra pertencem a cidade de Cambará do Sul e o rio que corre na fenda, o chamado Rio do Boi, corresponde ao território de Praia Grande, no município de Santa Catarina.

Nós visitamos o Cânion Itaimbezinho em uma época complicada, pois haviam diversas restrições e só estava autorizado realizar uma das trilhas. Mas, levando em consideração a situação de pandemia, poder acessar pelo menos uma trilha já foi ótimo.

o que fazer em praia grande

O parque de Aparados da Serra possui duas trilhas abertas aos visitantes. Ou seja, a trilha do Vértice (2 km) e a Trilha do Cotovelo (6 km). Como mencionei, era possível fazer apenas a trilha menor, em virtude da pandemia.

Curiosidades

  • A região dos cânions também foi o habitat dos índios, sendo estes os primeiros povoadores dos Campos de Cima da Serra.
  • Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza já foram cenários de várias novelas e minisséries, como por exemplo, a Casa das Sete Mulheres, produção que fez sucesso através da TV Globo

Mesmo não tendo conseguido realizar as duas trilhas o passeio foi ótimo. O fato de estar em contato com a natureza é maravilhoso, ainda mais no momento atual que estamos vivendo. O acesso é gratuito.

2. Balneário Mampituba

Estávamos passando e decidimos parar para conhecer. Ficamos apenas alguns minutos, mas a vista e o local são incríveis.

É uma área de lazer situada a 50 metros do centro da cidade e às margens do rio, que divide os estados de SC e RS, o local é muito tranquilo e seguro para quem busca diversão e contato direto com a natureza, em família ou com amigos.

A próxima vez que eu for para Praia Grande com certeza levarei uma churrasqueira portátil para fazer um churrasco. O espaço é propício para isso.

O local também possui uma área de camping e boa infraestrutura para melhor receber seus visitantes. O acesso é gratuito.

3. Trilha do Morro dos Cabritos

A trilha do Morro dos Cabritos, com certeza, foi o meu passeio favorito. A vista é incrível e a visibilidade estava muito boa.

O Morro dos Cabritos fica localizado na Serra do Faxinal, possui vegetação rasteira e é um dos pontos mais altos, sendo considerado um mirante natural, com vista de 360º.

Trilha do morro dos cabritos - praia grande

A trilha é leve e moderada, com cerca de 1,5 km (ida e volta) para chegar ao topo. Se a visibilidade estiver boa, ao topo se pode avistar todo o Vale de Araranguá, o Vale do Rio do Boi, o Vale da Pedra Branca e a cidade de Torres/RS.

o que fazer em praia grande

O local é muito procurado pelos amantes do nascer do sol. Muitas pessoas levam o café da manhã para tomar lá em cima e apreciar as belezas naturais.

Outras atrações

Como eu comentei no início desse post, estamos fazendo os passeios aos poucos. No final de semana que fomos, que foi o da Páscoa, conhecemos esses 03 locais e foram incríveis. Além desses, nós queríamos ter conhecido o Cânion Índios Corados, mas, infelizmente estava fechado e inclusive havia fiscal controlando o acesso.

Mas, além desses 03 locais que visitei, existem outras atrações, como:

  • Trilha do Morro do Campestre
  • Cânion Fortaleza
  • Trilha da Cachoeira dos Borges
  • Trilha do Rio do Boi
  • Passeio a Cavalo
  • Trilha da Cachoeira dos Ventura
  • Trilha da Pedra Branca
  • Trilha do Cânion Malacara
  • Passeio de Balão
  • Cânion Índios Coroados

O próximo passeio que estou doida para fazer na cidade de Praia Grande/SC é o de balão. O vôo por si só já deve ser uma experiência memorável, mas a vista que o passeio proporciona deve ser surreal. É possível observar os balões no céu da varanda do chalé da casa dos meus pais. É incrível, é lindo demais.

Passeio de balão - praia grande/sc
Vista dos balões logo ao amanhecer em Praia Grande/SC

Onde se hospedar em Praia Grande/SC

Eu ainda não aluguel nenhuma pousada na cidade, pois meus pais possuem um chalé e sempre ficamos hospedados por lá. Mas, por ser uma cidade turística e cheia de atrativos, existem muitas opções de hospedagem por lá.

Uma pousada muito conhecida, e com certeza, você já deve ter visto alguma foto de lá é a Morada dos Canyons. É uma pousada linda! Conheço algumas pessoas que já se hospedaram no local e recomendaram muito.

Reprodução: Morada dos Canyons | Vista de um dos chalés da pousada

Mas, existem diversas outras pousadas lindas na cidade, como por exemplo:

A capital dos cânions é uma ótima dica de viagem para quem gosta de natureza e aventura, mas principalmente para quem está cansado de ficar em casa nessa pandemia, pois não há aglomerações e, nada melhor, do que o contato com a natureza.

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou se preferir nos envie um e-mail através do formulário de contato.


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

NAVEGUE PELOS LUGARES QUE JÁ PASSEI