09 hábitos para acordar cedo e ter uma rotina matinal – Taay Vargas - Estilo de Vida - Taay Vargas
09 hábitos para acordar cedo e ter uma rotina matinal

NEWSLETTER Deixe seu melhor e-mail para receber nossas novidades!

09 hábitos para acordar cedo e ter uma rotina matinal
Estilo de Vida 6 de abril de 2021

09 hábitos para acordar cedo e ter uma rotina matinal

A parte da manhã, para muitos de nós, pode ser o único momento em que podemos encontrar o equilíbrio de que precisamos para alcançar a vida que desejamos.

Sabe aquele momento de silêncio absoluto que você pode pensar e relaxar? Que você pode simplesmente ouvir o cantar dos pássaros e pensar na vida? Eu, simplesmente amo esse momento. É o momento de conexão com o nosso interior.

Já parou para pensar o quanto você fica de mau-humor e atrapalhada quando começa seu dia atrasada? Pois é! Criar uma rotina matinal pode ajudá-la a ser mais produtiva e menos estressada.

Por que a rotina matinal é tão importante?

Ter uma rotina matinal oferece muitos benefícios à saúde, como por exemplo, o aumento de energia, redução dos níveis de estresse, melhor produtividade, melhoria da felicidade, etc.


Você pode começar o dia com intenção ou começar o dia com distrações. 

Ter uma rotina permite que você comece o dia com um sentimento de realização e propósito para alcançar seus objetivos de uma forma mais eficaz.

Ter uma rotina matinal permite que você reserve tempo para as coisas que são mais importantes para você. Além disso, a parte da manhã é a hora do dia em que sua força de vontade está mais elevada, ou seja, a tendência é que você faça uma grande quantidade de tarefas em pouco tempo.

A melhor coisa é começar o dia fazendo coisas que nos inspirem e façam a maior diferença em nosso dia.

09 hábitos fáceis para acordar cedo e ter um rotina matinal

1. Tenha motivação

Para atingir qualquer objetivo, especialmente quando se trata de acordar cedo, é preciso ter motivação. Então, a primeira pergunta que você deve fazer para si mesma é: por qual motivo eu quero acordar cedo?

Vejamos: se você estiver começando seu negócio próprio e precisa de horas extras para conseguir iniciar esse projeto, acordar cedo será uma motivação para que você tenha uma rotina matinal.

Basicamente, se você não tiver a motivação necessária de que precisa, praticamente tudo o que você tentar não irá funcionar. Essa motivação tem que ser muito maior do que qualquer preguiça de ficar na cama. Essa motivação precisa ser algo que queira muito para que os hábitos da rotina não sejam apenas momentâneos.

2. Durma cedo

De nada adiantará ter motivação suficiente para alcançar o objetivo de ter uma rotina matinal se você não dormir cedo. Nosso organismo precisa de algumas horas para recuperar as energias, portanto, durma cedo.

Controle seu sono nos primeiros dias, ou seja, faça alguns testes. Observe quantas horas de sono são necessárias para acordar descansada.

Nos nossos vinte e poucos anos falar em dormir cedo até soa um pouco estranho. Mas, você chegará a um ponto maravilhoso da sua vida em que ir para a cama cedo não será mais um problema quando tiver um estilo de vida bem delimitado.

3. Pule da cama quando o despertador tocar

O objetivo aqui é não apertar o botão soneca. Por isso, uma ótima dica é colocar o despertador longe da cama. Assim, quando tocar, você será forçada a sair da cama para desligá-lo.

Logo que o despertador toca nosso sono é interrompido e aqueles 10 minutos de soneca só nos deixam cansados e de mau-humor. Evite o botão soneca e pule da cama quando o despertador tocar.

rotina matinal

4. Arrume sua cama

Arrumar a cama e trocar de roupa eliminam qualquer preguiça. Levante quando seu despertador tocar e em seguida já arrume sua cama. Evite deixar para mais tarde.

Arrumar a cama deixa o ambiente organizado e limpo. Sensação de paz é a palavra certa, pois a impressão é de que já iniciamos o dia sendo produtivos.

arrume sua cama e tenha uma rotina matinal

5. Fique longe do celular e das redes sociais

O celular e as redes sociais são distrações que atrapalham completamente nossa produtividade. Começar o dia verificando as redes sociais significa começar o dia se comparando e se culpando.

Além disso, aquele simples confere nas redes sociais pode levar horas. Você pode passar horas perdendo tempo sem nem perceber. O tempo parece passar muito mais rápido quando se está grudado no celular observando a vida das outras pessoas e vendo como “todos estão vivendo em um mundo perfeito“.

Steve Jobs se perguntava diariamente: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje?”

Fique longe do celular e das redes sociais logo pela manhã. Não perca seu tempo. Foque no que realmente é importante. Foque em você e na sua vida.

6. Beba água

A água também ajuda a acordar e elimina as toxinas do corpo. Geralmente, dormimos por cerca de 8 horas e passamos todo esse tempo sem beber água. Obviamente, nosso organismo está totalmente desidratado, portanto, beba água e se hidrate.

Beber água é uma das primeiras coisas que faço no meu dia e pode ter certeza, isso faz total diferença.

Beba água para uma rotina matinal

7. Inclua a leitura na sua rotina matinal

Separe pelo menos 15 minutos da sua manhã para ler um bom livro. Como já mencionei anteriormente, logo pela manhã a cabeça está limpa, está mais elevada. Portanto, ler um livro faz com que seja mais fácil absorver as informações.

A leitura é um hábito que precisa ser incluído em toda a nossa rotina e em vários momentos do dia. A leitura é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

leitura na rotina matinal

8. Mantenha o ambiente organizado

Organizar a casa ou o seu quarto logo pela manhã fará grande diferença no seu dia, principalmente se você trabalha fora.

É extremamente vantajoso reservar 10/15 minutos logo pela manhã para organizar a casa antes de ir trabalhar. Pois, você não precisará chegar em casa no final do dia cansada e ainda ter serviços domésticos para fazer.

Você pode fazer inúmeras coisas em 15 minutos. Organize seu tempo e veja como pequenas coisas podem mudar completamente seu dia.

9. Siga sua rotina matinal nos finais de semana

Quando o assunto é acordar cedo é preciso disciplina e consistência. Não adianta acordar cedo apenas alguns dias da semana e relaxar em outros. É imprescindível que se crie o hábito de acordar cedo e para isso sua rotina matinal precisa se estender aos finais de semana.

Estudos mostram que pode levar de algumas semanas a um mês para dominar um hábito. Contudo, esse hábito somente será dominado se você estiver sendo consistente com ele.

É claro que, pode ser que tenha um dia que você precise dormir tarde e não consiga acordar no outro dia no mesmo horário de sempre. Ou até mesmo que você vá em uma festa no final de semana e precise dormir até mais tarde no outro dia. E isso é super normal, está tudo bem, afinal de contas, ninguém é de ferro e somos humanos.

Mas tente, na maior parte do tempo, manter o horário de acordar consistente todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana.

Como já destaquei anteriormente, os hábitos levam um tempo para se formar. Se você quer acordar cedo e ter uma rotina matinal ou qualquer que seja o seu objetivo a consistência é a chave.

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários ou se preferir nos envie um e-mail através do formulário de contato.


Criadora do blog, apaixonada por moda e maquiagem. Movida por sonhos. Ama música, sol e praia.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

NAVEGUE PELOS LUGARES QUE JÁ PASSEI